Desde 2015, a Belta – primeira e única Associação de Agências de Intercâmbio no Brasil, instituiu o Selo Belta, um selo de qualidade para as agências de intercâmbio que comprovassem suas condições técnicas e saúde financeira, além de apresentar diversas cartas de referências de suas creditações para comprovar sua idoneidade no mercado brasileiro.
Um dos principais requisitos para se tornar membro da Belta é ter no mínimo 3 anos de atuação no mercado comprovados por CNPJ, apresentar certidões negativas da empresa, além de muitos outros. Todos os requisitos podem ser consultados no Estatuto Social da Belta, que é o documento que pode ser consultado por todos com o conjunto dos direitos e deveres que as agências de intercâmbio filiadas a Belta devem cumprir. Além do Estatuto Social, a associação é regida por outro importante documento, o Código de Ética, nele consta as boas práticas que todas as Agências Selo Belta devem seguir. O código de ética é facilmente acessível por meio do link:
Além do processo de filiação, todas as Agências Selo Belta passam por uma checagem a cada dois anos e precisam apresentar todos os documentos similar ao processo de filiação para garantir que continuam atendendo os requisitos da BELTA, além disso, são verificados, mensalmente, a saúde financeira da empresa, aspectos legais, histórico, entre outros.