Belta

Um mês para o ENEM: você sabia que a nota do exame pode te ajudar a ingressar em programas de Higher Education?

 Veja 5 dicas da Belta para arrasar no ENEM, garantir uma boa nota e facilitar seu processo seletivo para o intercâmbio

Faltam dois meses para o fim do ano e com ele, as temidas provas dos vestibulares. Já nos próximos dias, acompanharemos os jovens e adultos em busca de sua graduação. Apenas para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano, mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas; aumento de 13,1% comparando ao ano anterior, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Muitos estudantes sonham em cursar a graduação no exterior devido à qualidade de ensino, vida e experiência diferenciada. Com esse intuito, segundo a pesquisa Selo Belta 2023, a demanda por programas de Higher Education são o que mais cresce nos últimos tempos e, o que poucos sabem, é que a nota do ENEM pode ser usada para facilitar o ingresso nas universidades.

“As parcerias com as universidades do exterior para ingressar com a nota do ENEM não se restringem apenas às universidades portuguesas, apesar de terem processos facilitados. Canadá, França, Inglaterra, Estados Unidos, são exemplos de países no quais a nota também é aceita, mas o processo para a inscrição varia em cada local”, explica Alexandre Argenta, presidente da Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio).

Como a inscrição em cada instituição de ensino no exterior é distinta, Alexandre discorre que as agências certificadas de intercâmbio orientam a inscrição das universidades e apoiam os estudantes no decorrer da aquisição e matrícula no curso. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil e garantem a experiência única do processo de intercâmbio.

Nesse sentido, a Belta separou 5 dicas para arrasar no ENEM e garantir uma boa nota para facilitar seu processo seletivo para o intercâmbio:

  1. Conheça o formato da prova. Familiarize-se com a estrutura do exame. A prova é composta por quatro áreas de conhecimento (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) e uma redação. Saiba quantas questões cada área possui e o tempo disponível para cada uma, além de qual terá mais peso para a área que você busca se especializar.
  2. Faça simulados. Resolva provas antigas do ENEM e simulados para se acostumar com o estilo das questões e o tempo disponível. Isso ajuda a identificar quais áreas de conhecimento você precisa de mais empenho.
  3. Mantenha a calma no dia da prova. O ENEM é uma prova longa, então é importante manter a calma e evitar o nervosismo. Chegue cedo ao local da prova, leve documentos necessários e siga as instruções dos fiscais.
  4. Revise e corrija suas respostas. Se sobrar tempo no final da prova, revise suas respostas. Às vezes, erros simples podem ser corrigidos.
  5. Não se esqueça da redação. Reserve tempo suficiente para escrever uma redação bem estruturada. Procure por erros de gramática e verifique se o texto está coeso.

Vai usar a nota do ENEM para entrar em uma Universidade Internacional? O agente Belta pode te ajudar! Clique aqui e conheça as agências Selo Belta.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário