Site logo

Belta

UK: um Reino Unido pela educação é destino certo para o intercâmbio

Educação de prestígio global, ensino de alta qualidade, cursos flexíveis de curta duração que cabem no bolso e não necessitam visto, um fuso-horário de apenas 3 a 4 horas para a maioria das cidades brasileiras, e diversas opções de voos que encurtam a distância para o Brasil ou para qualquer outro destino popular ao redor do mundo. Todos esses fatores fazem do Reino Unido um destino único e especial para o seu intercâmbio.

Raio-X

Nome oficial: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
(ou simplesmente UKUnited Kingdom)
Composição: Inglaterra (população: 56,98 milhões), Escócia (5,45 milhões), País de Gales (3,13 milhões) e Irlanda do Norte (1,88 milhões).
Moeda: Libra Esterlina (£100 = R$ 740)

São muitas coisas para se amar no UK: seja o estilo de vida inclusivo e aberto ou as tradições ancestrais, passando pelas paisagens de tirar o fôlego e vida noturna agitada, sem contar um cenário cultural internacional sem igual. Você também será bem assistido por um sistema de transporte de confiança que te conecta às cidades das quatros nações, além de viver em uma região com um dos sistemas de saúde mais desenvolvidos do mundo.

O Reino Unido é uma nação de tolerância e respeito a todos os estilos de vida. Qualquer tipo de discriminação baseada em raça, nacionalidade ou religião é contra a lei. O compromisso para apoiar as necessidades religiosas e culturais dos estudantes é robusto em decorrência de uma história de centena de anos de multiculturalismo no UK, com diversas comunidades enraizadas.

Um dos principais motivos que faz com que estudantes internacionais se sintam em casa no Reino Unido é a diversidade encontrada em nossas universidades. Cerca de 20% da equipe acadêmica no UK tem origem em outros países. Isso quer dizer que você irá se conectar com pessoas de todos os cantos do planeta, independente do que você deseja estudar.

Cultura e entretenimento
Onde quer que você esteja no UK, você e seus novos amigos irão curtir o que há de melhor na música, artes, teatro, cinema e literatura no cenário internacional.

Afinal, o Reino Unido é berço de personagens que vão de Hamlet a Harry Potter, passando por artistas como os clássicos Beatles e Rolling Stones aos contemporâneos One Direction e Ed Sheeran. Você é o tipo que gosta de encarar a lama de um festival como o Glastonbury? Ou alguém que prefere a atmosfera refinada da Royal Opera House? Seja lá qual for o seu estilo, esteja certo de que você vai encontrar aqui aquilo que faz o seu coração bater mais forte.

O UK também é casa de algumas das experiências mais marcantes que o esporte pode oferecer. Somos a nação inventora do futebol, do tênis, do rugby, além do golfe, críquete e de outros esportes. Então você pode se ver torcendo para o Manchester City ou o United na Premier League, assistindo a uma partida de críquete no Lord’s, em Londres, ou curtindo uma disputa de tênis com amigos em Winbledon. As oportunidades são únicas e sem paralelos no mundo.

O Inglês nasceu aqui

O Reino Unido é o berço da língua inglesa. O inglês é falado por 95% da população ao redor do UK, mas não é o único idioma oficial da nação.

Você também deve escutar o galês no País de Gales, o gaélico e escocês na Escócia, o irlandês e o scots de Ulster na Irlanda do Norte e o dialeto da Cornualha no sudeste da Inglaterra. A probabilidade de ouvi-los é maior em regiões rurais, contudo muitos jovens aprendem estas línguas na escola como segundo idioma. Mas, independente de onde você estiver no Reino Unido, o inglês segue sendo a língua principal dos povos.

Para além das línguas nativas, você vai escutar uma variedade imensa de idiomas sendo falada no UK. Apenas em Londres, é estimado ser possível ouvir mais de 300 idiomas e dialetos!

UK, GB & EN?
Muita gente considera Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra como uma coisa só. Para não ficar mais dúvidas: Grã-Bretanha é a ilha que abriga Inglaterra, Escócia e País de Gales – a Irlanda do Norte está localizada na Ilha na Irlanda e, portanto, não faz parte da Grã-Bretanha. O Reino Unido, por sua vez, é o conjunto de todas as quatro nações!

A Jornada do Estudante no UK
Quer estudar no Reino Unido? Conheça as opções e o passo a passo para ter uma educação britânica

O ano letivo no Reino Unido começa entre setembro e outubro, e dura até junho ou julho.

Boarding School, o início da vida escolar
O conceito de boarding school é o mesmo de internato: o aluno vive e estuda nas mesmas dependências, tanto os locais quanto os internacionais. São cerca de 500 escolas neste modelo espalhadas pelo Reino Unido. Todas devem atender a altos padrões estabelecidos pelo governo britânico quanto à qualidade de ensino, instalações e atendimento aos alunos.

UCAS, o pontapé inicial para a universidade

Pelo nome, o UCAS entrega o seu propósito: Universities and Colleges Admissions Service, ou serviço de admissão para universidades e faculdades. Trata-se de um sistema online unificado de seleção para a graduação nas instituições de ensino superior do Reino Unido, na qual o estudante se registra, preenche as aplicações para os cursos que gostaria de fazer e aguarda ser convocado para iniciar os estudos na universidade ou faculdade desejada. O UCAS também serve como um hub de informações para entender os mais diversos campos de ensino e como eles se aplicam no mundo real e no mercado de trabalho. Tudo disponível em ucas.com!

Foundation courses
A sua entrada em uma instituição de ensino superior no Reino Unido está condicionada ao seu domínio da língua inglesa. Caso você tenha sido aprovado por uma universidade, mas a fluência no idioma não esteja no patamar esperado pelo curso, não se desespere: os foundation courses funcionam como um período no qual o aluno se dedica ao estudo do idioma para ter as habilidades e a confiança necessária para começar os seus estudos universitários. 

Bacharelado, a entrada no ensino superior
O bacharelado é o ponto de partida nos estudos acadêmicos e, geralmente, é formulado a partir de um programa teórico – embora algumas áreas incorporem aulas práticas e estágios. Com duração média de 3 anos, as graduações são divididas em BA (Bachelor of Arts), BSc (Bachelor of Science), BEd (Bachelor of Education) e BEng (Bachelor of Engineering).

Graças ao formato modular de grande parte dos cursos de educação superior no Reino Unido, é possível personalizar parte do programa de bacharelado a partir de módulos ou de matérias de campos de estudos diferentes. Inclusive, dá para fazer combinações (literatura inglesa e psicologia, por exemplo) de forma a tornar a sua graduação um misto de especializações, dividindo os estudos 50/50 (um joint) ou 75/25 (major/ minor) entre matérias.

Seguindo na universidade: os programas de pós

A excelência acadêmica do Reino Unido, assim como a qualidade de sua pesquisa, é reconhecida internacionalmente. Além disso, muitos dos programas de mestrado do UK podem ser finalizados em apenas um ano, o que faz com que transições de carreira ocorram mais rapidamente e que o custo-benefício dos estudos seja mais vantajoso     .

Entre mestrados, MBAs, PhDs e doutorados, são muitas as opções de pós-graduação no Reino Unido. A maioria dos programas são focados em um campo de estudo específico, de forma a transformar os alunos em especialistas naquele tema. Contudo, a estrutura modular dos cursos faz com que seja possível formatá-los de maneira flexível, escolhendo matérias de outras especialidades que se encaixem nos seus interesses pessoais e acadêmicas. Dá para estudar literatura inglesa e, por exemplo, optar por matérias de direito ou de outra língua estrangeira.

Custos para estudantes internacionais
Bacharelado*: de £11,400 a £38,000, por ano

Pós-Graduação*:  £9,000 a £30,000, por ano
(cursos ligados às áreas de saúde estão entre os mais caros)

— 

Work & Study
Grande parte dos cursos de graduação no Reino Unido permite que o estudante internacional trabalhe por até 20 horas semanais durante o período de estudos. Trata-se de uma maneira de ganhar experiência, integrar-se à rotina local e, claro, bancar os custos de sua estadia no UK.


Scholarships
Diversos programas de bolsas de estudos acolhem brasileiros todos os anos no Reino Unido. Entre os principais, o Chevening é focado em mestrados. Em 2025, as inscrições estão abertas entre agosto e novembro, e os selecionados iniciam os estudos em setembro de 2026. Os escolhidos têm cobertos os custos do curso e do visto, além de passagem aérea, acesso ao sistema de saúde nacional e uma mesada ao longo de todo o mestrado para se bancarem no país. Para mais informações e para se inscrever, basta acessar chevening.org/apply.

O site Study UK é o seu principal aliado para mais informações de bolsas de estudo. Acesse pelo QR Code e descubra como estudar no UK pagando pouco – ou sem pagar nada!

— 

ETA

Desde janeiro de 2025, todos os visitantes brasileiros que chegam ao país sem visto para períodos de menos de 3 meses de duração precisam emitir a Autorização Eletrônica de Viagem. A ETA custa £10, tem validade de dois anos – ou até expirar o passaporte – e deve ser solicitada online antes da viagem através do aplicativo UK ETA ou pelo site Gov.uk

— 

Graduate Route
Concluiu os estudos universitários no Reino Unido? Para quem deseja permanecer no UK, o governo britânico institucionalizou a política do Graduate Route, que permite que estudantes internacionais solicitem permanência de 2 a 3 anos após terminar a graduação, mestrado ou doutorado. Não é necessário estar empregado quando você entra com o pedido de permanência. Mas, a partir do momento que você estiver, já pode solicitar o visto específico de trabalho para seguir com a vida no Reino Unido.

— 

Proficiência 

Quem deseja fazer os estudos universitários no Reino Unido precisa estar com o inglês na ponta da língua. Para comprovar o nível do idioma necessário para o curso que você deseja, é necessário apresentar um Exame Internacional de Proficiência. Os mais populares são o IELTS e o PTE. Vale a pena conferir com a instituição de ensino quais exames são aceitos e se os certificados precisam ser do tipo SELT – Secure English Language Test. Cada um conta com provas com diferentes dinâmicas, mas, a grosso modo, todos avaliam as quatro capacidades elementares de comunicação – listening, speaking, reading e writing. Prepare-se com antecedência e escolha o exame que melhor atende às suas necessidades e expectativas!

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário