O melhor país do mundo. Essa é a avaliação da Suíça no
U.S. News & World Report 2018, ranking da publicação americana que, em conjunto com a Universidade da Pennsylvania e a consultoria global Y&R, pesquisou junto a 21 mil pessoas a percepção pública de nações em 65 campos. Em 3 anos de levantamento, a Suíça faturou 2 vezes o primeiro lugar!
Famoso por seus queijos, chocolates e relógios, o país também tem reputação global na área da educação para estrangeiros. Os colégios suíços que abrem as suas portas a alunos de todo o mundo para o
high school, muitos dos quais sob o regime
boarding school (no qual o aluno vive nas dependências da escola), estão entre os mais prestigiosos e exclusivos do mundo – membros das mais diversas famílias reais completaram os estudos por lá.
A qualidade do ensino segue um padrão de excelência do ensino médio ao superior. O país emplacou 7 universidades entre as melhores do mundo em 2019, de acordo com o
QS World University Ranking – entre elas, a ETH Zurich no 10° lugar, a melhor colocação de uma universidade fora do eixo EUA – Reino Unido no levantamento. Consequentemente, pesquisadores encontram um ambiente fértil na Suíça, uma das nações do mundo com mais laureados pelo prêmio Nobel e com mais patentes registradas
per capita do planeta.
Não são apenas os centros de ensino que fazem da Suíça um destino ideal para uma temporada de intercâmbio. Com a maior parte do território nos Alpes, o país é cheio de belezas naturais, que vão do pico Matterhorn, a inspiração do formato triangular do chocolate Toblerone, à região de Jungfrau, cuja cadeia de montanhas é destino certo para quem quer arriscar voltas – e eventuais tombos – em seus 200 km de pistas de esqui.
Alemão, francês e italiano, além do romanche, são as línguas oficiais do país, cada uma falada de forma hegemônica em determinadas regiões. Mas independente do idioma que será usado em seu dia a dia e na sala de aula – o inglês aparece como opção em alguns cursos –, saiba que a Suíça está de portas e de braços abertos para receber você!
Para ouvir antes de embarcar
Liricas Analas
O coletivo de hip-hop foi o primeiro grupo suíço a lançar um disco de rap cantado em romanche, uma das línguas oficiais da Suíça, que é falada por menos de 1% da população.
Para ver de perto
Os 3 castelos de Bellinzona
Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, as construções – Castelgrande, Montebello e Sasso Corbaro – e as muralhas são a principal atração do Cantão de Ticino.
Infográfico
Os melhores países do mundo em 2018:
1° – Suíça
2° – Canadá
3° – Alemanha
29° – Brasil