Em 2023, o festival espera meio milhão de espectadores
A Irlanda é o 4º país mais procurado pelos estudantes para realizar a experiência no exterior, segundo a pesquisa Selo Belta 2022. (Imagem: Freepik)
Se para o Brasil a maior comemoração do ano é o carnaval, para a Irlanda é o St Patrick’s Day. Desde 1997, no dia 17 de março, celebra-se a morte de São Patrício, padroeiro do país, o festival é regado por música, desfile, bebidas e comidas típicas e os famosos trajes verde e branco. Para aqueles que desejam conhecer melhor a cultura e vivenciar uma experiência enriquecedora, essa época do ano é ideal, o país é o 4º mais procurado pelos estudantes para realizar intercâmbio no exterior, segundo a pesquisa Selo Belta 2022.
“O estudante que pretende realizar uma experiência totalmente imersiva durante o intercâmbio, pode passar pelas festividades do país de destino, pois será possível entender melhor a cultura e ter um maior conhecimento sobre suas tradições. A Irlanda é conhecida pela sua cultura de grande influência celta e por suas paisagens em tons de verde e, nessa época do ano, todos os aspectos são acentuados”, aborda Alexandre Argenta, presidente da Belta – Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil.
Na Irlanda, St. Patrick é um dos mais famosos padroeiros. De acordo com a lenda, ele trouxe o cristianismo para a ilha, fez o trevo virar moda e libertou a Irlanda das cobras. A data tem sido comemorada como um feriado religioso na Irlanda por mais de 1500 anos.
Segundo a organização do festival, em 2023, espera-se meio milhão de espectadores, o desfile contará com 7 concursos criativos, 10 apresentações de transição, 15 bandas marciais de toda a Irlanda, América do Norte e Canadá e mais de 4.000 participantes no maior Desfile do Dia Nacional de São Patrício.
Pensando em frisar mais aspectos sobre o país, Alexandre Argenta, presidente da Belta, separou 5 curiosidades sobre a Irlanda:
A Belta lançou a série “Fórum Online” que aborda e retrata pontos importantes de países para se realizar intercâmbio. Em seu primeiro episódio, o país abordado foi a Irlanda. Ficou curioso? Assista o episódio, aqui!