O alto nível de educação da Finlândia é baseado na formação de professores de alta qualidade. Os professores da Finlândia são profissionais altamente qualificados e respeitados. O ensino é uma profissão popular e as universidades podem selecionar os candidatos mais motivados e talentosos. A profissão tem alto status e os professores são autônomos em seu trabalho, pois o sistema é baseado na confiança e não no controle.
Os professores devem ter um mestrado, incluindo estudos pedagógicos e práticas de ensino. Além da ampla experiência em aprendizado e ensino, a qualificação do professor abrange habilidades sociais, éticas e morais. A formação de professores é baseada em pesquisas, que fornece aos professores a experiência e a capacidade de desenvolver seu próprio trabalho. As instituições de ensino superior decidem independentemente as admissões dos alunos e o conteúdo da formação de professores.
Os professores são profissionais autônomos, com muita liberdade profissional e oportunidades de impactar em seu trabalho e na comunidade de trabalho. Eles decidem sobre seus próprios métodos de ensino, materiais de ensino e avaliação dos alunos. O conteúdo da formação de professores se desenvolve constantemente. Os professores são incentivados a explorar novas abordagens em seu trabalho. A maioria dos professores também participa da tomada de decisões conjuntas e da elaboração de currículos locais.
Os professores podem influenciar o desenvolvimento da educação finlandesa em nível nacional. Eles geralmente são representados em grupos de especialistas que preparam reformas educacionais e novas iniciativas. O sindicato da educação na Finlândia, que representa 95 % dos professores finlandeses, é um dos principais interessados na educação finlandesa.
O sistema finlandês é baseado na confiança. Assim, não há avaliação nacional ou registro de professores. Os diretores das instituições são os diretores pedagógicos e a qualidade do ensino é de sua responsabilidade. Os provedores de educação são responsáveis por recrutar seu próprio corpo docente em um processo aberto.
O ensino é uma escolha de carreira muito atraente na Finlândia. Apenas 10 % de todos os candidatos são aceitos em programas de treinamento de professores.
De acordo com estudos da OCDE, mais de 90% dos professores nas escolas primárias, secundárias e profissionais da Finlândia gostam do seu trabalho. Apenas 2% dos professores do ensino médio se arrependem de ter se tornado professores. Esses números demonstram notável satisfação e motivação em comparações internacionais.
Os deveres de ensino variam entre 16 e 24 aulas semanais de 45 minutos, dependendo do tipo de instituição e matéria. Nas comparações internacionais, o número de horas de ensino na Finlândia está abaixo da média da OCDE. Existem 185-195 dias letivos em cada ano.
Os alunos finlandeses passam menos tempo em uma sala de aula do que a maioria de seus colegas da OCDE. O tamanho médio da aula nas escolas finlandesas é de cerca de 20 alunos, e uma abordagem centrada no aluno está no coração de todo o aprendizado. A atmosfera aberta nas escolas finlandesas apóia a independência, a criatividade e a inovação. As atividades físicas e de jogo promovem a alegria da aprendizagem e um papel ativo na aprendizagem aumenta a motivação.
Os professores pretendem garantir um equilíbrio entre assuntos teóricos, de artes, artesanato e ciências. A tecnologia é usada como uma ferramenta para apoiar o aprendizado.
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