Sol, praias paradisíacas e salas de aula bem equipadas: o cenário perfeito no Mediterrâneo para aperfeiçoar os seus conhecimentos no inglês
Não é nenhum exagero chamar Malta de um pequeno paraíso para um intercâmbio. Pequeno, pois o país, com aproximadamente 450 mil habitantes, tem uma área de apenas 316 km² (a cidade de São Paulo tem, para efeito de comparação, área de 1,5 milhão km²!); paradisíaco porque o arquipélago composto por três ilhas (Malta, Gozo e Comino) no Mediterrâneo tem algumas das praias mais belas do planeta. O fato de receber estudantes de todo o mundo é consequência de um destino singular para uma temporada de estudos.
Parte do império britânico por mais de um século e meio, Malta tem o inglês como uma de suas línguas oficiais e transformou o ensino do idioma em um dos seus principais atrativos. Espalhados pela ilha principal e por Gozo, os mais de 20 centros de estudo da língua no país (os melhores estão sob a alçada da FELTOM, a Federação das Organizações de Ensino da Língua Inglesa em Malta, responsável por definir e garantir padrões de qualidade nas escolas) atraíram em anos passados cerca de 90 mil estudantes de vários lugares do mundo.
Além das praias paradisíacas (não é à toa que o pessoal deixa para curtir um misto de férias e estudos quando decide fazer o intercâmbio por lá!) e patrimônios históricos tombados pela UNESCO, Malta tem outro atrativo especial: estudantes que passam mais de 3 meses matriculados em um curso têm direito a requerer uma licença para trabalhar. Por outro lado, quem pretende ficar um período inferior a 3 meses, nem precisa de visto!
WORK & STUDY IN MALTA
Tem mais de 16 anos e vai passar mais de três meses estudando inglês em Malta? Pois você pode requisitar uma licença de trabalho temporário no país!
A medida, válida desde 2018, é válida apenas para estudantes inscritos em cursos de inglês com mais de três meses de duração e 15 horas semanais. Importante: só dá para pedir esse tipo de visto e começar a buscar um trabalho depois desses três meses. Além disso, é necessário apresentar uma prova de comparecimento de pelo menos 75% das aulas do curso, que não pode ser alterado e nem interrompido durante a vigência do visto.
Veja só o passo a passo para conquistar a licença de trabalho temporário em Malta
1) Ao desembarcar na ilha, o estudante requisita a extensão de permanência no país caso deseje ampliar o tempo de curso para além de três meses
2) Assim que a extensão é aprovada, o estudante pode requerer a licença de trabalho
3) Encontre um trabalho em Malta (o site jobplus.gov.mt é uma ótima fonte de ajuda!)
4) Envie o requerimento de trabalho, que deve ser preenchido pelo empregador com os detalhes da vaga, à agência Jobplus
5) A licença de trabalho tem duração máxima de 1 ano; acima desse período, o estudante é obrigado a requerer o visto de residência no país
MOSAICO DE CULTURAS
Além dos britânicos, fenícios, gregos, romanos, árabes, espanhóis e franceses também passaram por Malta ao longo de seus 7 mil anos de história
TERRA & ÁGUA
As águas cristalinas do Mediterrâneo favorecem a prática do mergulho em Malta, que conta com uma vida marinha riquíssima e navios naufragados impressionantes. Mas, para além da região costeira e do mar, o interior do país oferece trilhas pouco desbravadas que, para os mais aventureiros, podem ser percorridas de bicicleta ou a cavalo!
QUATRO ATRAÇÕES TURÍSTICAS IMPERDÍVEIS PARA CONHECER NO PAÍS
– St. Peter’s Pool
– Templos Megalíticos de Malta
– Cidade murada de Mdina
– Popeye Village
MALTA SUPERIOR
A Universidade de Malta também faz sucesso entre estrangeiros: cerca de 10% do seus 11 mil estudantes vêm de fora do arquipélago. Para quem busca fazer o ensino superior no país, outras opções são a Faculdade de Artes, Ciência e Tecnologia de Malta (MCAST, na sigla original), com mais de 7 mil alunos, e o Instituto de Estudos de Turismo (ITS).