Você sabia que a origem da palavra “universidade” é atribuída à Itália? Não só a palavra, mas também o conceito desse tipo de centro de estudos nasceu no país, mais precisamente em Bolonha, cidade cuja universidade, a Universidade de Bolonha, é a mais antiga do mundo, estabelecida em 1088. Ela não é a única cuja fundação é quase milenar: das 20 mais antigas, 10 estão em território italiano – a mais novinha, a Universidade de Paiva, é de 1361!
A transmissão do conhecimento é parte integral da cultura italiana. Oras, pense que a capital do país é Roma, berço de um dos impérios mais grandiosos e influentes de todos os tempos! O Renascimento, um dos movimentos que legou à humanidade o trabalho e a sabedoria de nomes como Leonardo da Vinci e Michelangelo, tem suas raízes em Florença.
A Itália é um campo de estudos a céu aberto, e a escolha de destino dentro do país influencia diretamente na sua experiência de intercâmbio. Como a nação foi unificada apenas em 1861 – tecnicamente, o Brasil é mais antigo do que a Itália! – cada uma das 20 regiões apresenta traços singulares em termos de história, cultura e desenvolvimento. Roma, Milão e Nápoles, para ficar nas três maiores metrópoles nacionais, apresentam atmosferas únicas, que entram na categoria “nem melhor, nem pior, apenas diferente”!
Milão, com 8 universidades, é a maior comunidade de estudantes da Itália e casa da Politecnico di Milano, a universidade mais bem colocada no QS World University Rankings 2019. Para além das fronteiras italianas, a cidade é referência global na moda e no design, com milhares de visitantes que passam anualmente por lá para ver de perto e sentir o clima da Semana de Moda e do Salão do Móvel. Que tal ficar para uma temporada de estudos?
Para ler antes de embarcar
A Divina Comédia, de Dante Alighieri
Uma das maiores obras literárias da história, o livro, finalizado no século XIV, foi uma das principais referências do que moldou a língua italiana padrão como a conhecemos hoje.
Para ver de perto
Vila Adriana, em Tivoli
Próximo de Roma, o complexo arqueológico construído pelo imperador romano Adriano data do século II e reúne a herança arquitetônica de elementos egípcios, gregos e romanos.
As unidades mais antigas do mundo ainda em funcionamento
1088 – Universidade de Bolonha (Itália)
1096 – Universidade de Oxford (Reino Unido)
1164 – Universidade de Salamanca (Espanha)
1920 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)