Países com estilo de vida vegano atraem pessoas que buscam explorar lugares com mais variedade alimentícia e pratos coloridos
Segundo dados do Ministério da Economia, em 10 anos, o número de empresas abertas denominadas “veganas” cresceu 500%, mostrando a aderência social ao hábito de consumir alimentos que não seja de origem animal, cujo estilo de vida tornou-se um mercado com muito potencial. Uma pesquisa divulgada pelo The Good Food Institute Brasil detalhou o consumo de alimentos plant-based e, analisando o perfil dos consumidores, verificou-se que 67% dos brasileiros diminuíram o consumo de carne em 2022 e 47% afirmaram a intenção de reduzir esse consumo.
O número de adeptos vem aumentando e, por isso, restaurantes em todo o mundo estão aderindo ao estilo, estimulando o intercâmbio para aqueles que ainda não o fazem por receio de encontrarem restrições na manutenção de sua dieta. A pesquisa divulgada pela SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), estimou que cerca de 7 milhões de pessoas são veganas, colocando o Brasil na liderança do veganismo da América Latina.
Segundo Alexandre Argenta, presidente da Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio), os países com hábitos veganos estão mais preparados para atraírem esse público. “Países que oferecerem alternativas à carne tendem a serem favoráveis para os intercambistas que possuem esse estilo de vida. Assim eles podem aproveitar a viagem não apenas pelos pontos culturais e ensino, mas pela possibilidade de visitar um lugar preparado para seus hábitos alimentares”, diz ele.
Pensando nos estudantes com essa preferência, a Belta separou 5 países com habitos e culinária veganos, confira:
1. Canadá: uma pesquisa realizada pela Universidade Dalhousie revelou que quase 40% dos canadenses da Colúmbia Britânica com menos de 35 anos se identificam como vegetarianos ou veganos. Sendo o país mais buscado para realizar a experiência internacional, segundo a pesquisa Selo Belta, o país se destaca por diversidade cultural que consegue abranger diversos gostos e sua educação de qualidade.
2. Estados Unidos: Não é apenas de fast food que o país vive, de acordo com dados da Good Food Institute (GFI), Sentient Media e The Vegan Society, o número de veganos nos Estados Unidos cresceu 30 vezes em 15 anos.
3. Reino Unido: o país tem adotado políticas para reduzir o consumo de carne nos últimos anos, com empresas que comercializam produtos que imitam carne, os quais são feitos à base de outros ingredientes.
4. Espanha: apesar de ser um país conhecido pelo alto consumo de carne, algumas pessoas estão se adaptando ao estilo de vida vegano. A ideia da redução do consumo de carne vem crescendo no país, segundo dados do site Happy Cow, 353 restaurantes foram listados como veganos na Espanha.
5. Alemanha: o país vem experimentando a demanda de produtos a base de plantas, fazendo com que se crie uma cadeia de supermercados voltada para o público vegano.
Viaje com segurança e comodidade por uma agência Selo Belta que prioriza a confiança e qualidade. Conheça mais, aqui!
Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta – Associação Brasileiras de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 49 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!