Site logo

Belta

Estudar inglês no Sudeste Asiático? Em um país onde os principais sobrenomes da população são latinos (dela Cruz, Garcia, Reyes, Ramos)? Em uma nação onde são faladas mais de 120 línguas em seu território, composto por nada menos do que 7.641 ilhas? As sentenças parecem desconexas, mas se encaixam perfeitamente em um ponto no mundo que tem se tornado um destino cada vez mais popular para um intercâmbio: as Filipinas! 

O país, cujo nome deriva de uma homenagem ao rei espanhol Felipe II, é um caldeirão cultural, de sabores e aromas explicados em parte por sua história. A colonização espanhola entre os séculos XVI e XIX explicam muito da fé católica, da profusão de igrejas e dos sobrenomes latinos. Mas o vínculo com o inglês vem de outro momento histórico da nação, que esteve sob tutela colonial dos Estados Unidos até 1946, quando teve sua independência reconhecida.

O inglês é um dos idiomas oficiais das Filipinas, ao lado do filipino, a forma padrão do tagalog, língua local que traz palavras do inglês, do espanhol e até do mandarim. O fato é que grande parte da população das Filipinas é bilíngue ou até mesmo trilíngue, com fluência em uma das centenas de línguas faladas em determinadas regiões.

O domínio do inglês, em conjunto com as belezas naturais e preços em conta, transformou o país em um hub turístico. Os mesmos fatores também fizeram das Filipinas um destino de intercâmbio para o estudo do idioma, que contou com pesados investimentos em infraestrutura e capacitação para, a princípio, receber alunos de países mais próximos (Coreia do Sul e Japão em destaque) e, atualmente, gente do mundo inteiro, inclusive brasileiros!

ENGLISH PHILIPPINES

Com o potencial de atrair estudantes de todo o mundo, as Filipinas se estruturam adequadamente para receber interessados em aprender inglês. Nesse contexto, foi criada a English Philippines, uma associação de institutos de ensino do idioma para promover as Filipinas como destino de intercâmbio e a integridade e credibilidade de seus membros, além de instituir altos padrões de qualidade de ensino e instalações adequadas para os alunos.

Com escolas espalhadas por todo o país, duas instituições se destacam por ilustrar bem a diversidade das Filipinas. Uma delas é a Pines International Academy, localizada em Baguio, cidade conhecida como a Capital do Verão das Filipinas e como uma das mais seguras do país. A reputação da região vem de seu clima ameno em grande parte do ano – Baguio está a mais de 1,5km acima do nível do mar – e de suas passagens verdejantes. Com mais de 350 mil habitantes, a cidade é um misto de agito urbano e calmaria silvestre na medida certa!

Por sua vez, a Cebu Blue Ocean Academy é representativa da fama global das Filipinas de contar com praias paradisíacas. A escola, localizada em Cebu, província mais ao centro do país, tem suas instalações à beira-mar – grande parte dos dormitórios, inclusive, tem vista para as águas. Pense em um resort com piscinas, praia de águas transparentes, salas de aulas e professores altamente capacitados, e esta é a sensação de estudar (ou seria tirar férias e aprender inglês?) em Cebu, que conta com o próprio aeroporto internacional!

Ambas as escolas seguem um padrão comum àquelas que fazem parte da English Phillippines: oferecem cursos de inglês ao longo do ano, com opções de ensino que vão das formas mais tradicionais, em salas com poucos alunos ou até mesmo em aulas individuais, até modelos superintensivos, com classes em períodos integrais, totalizando até 10 horas por dia. Além do mais, as instituições contam com acomodações estudantis – o modelo de homestay não é popular nas Filipinas como em outros países – com opções de pensão completa. Tudo com um preço mais em conta do que outros destinos de intercâmbio para o aprendizado do inglês.

3 COISAS IMPERDÍVEIS PARA FAZER NAS FILIPINAS
– nadar com os (pacíficos) tubarões-baleia em Oslob, na província de Cebu
– visitar a cidade histórica de Vigan, patrimônio histórico da humanidade pela Unesco

– comer iguarias locais como o kwek-kwek (ovos de codorna empanados) nas ruas de Manila