Site logo

Belta

É hoje! Dia do estudante: O intercâmbio é a oportunidade perfeita para quem quer investir em uma educação diferenciada

45% dos intercambistas tem como principal interesse conhecer países e culturas diferentes

Comemorado desde 1927, o Dia do Estudante é celebrado hoje, 11 de agosto, e visa lembrar a importância do estudo na vida do cidadão. Mantendo essa data viva, muitas pessoas seguem com o hábito da aprendizagem ativo, seja por ainda estar na escola, passatempo ou para aperfeiçoamento da carreira.

Em 2022, o mercado brasileiro de educação internacional registrou um crescimento de 18% em comparação com o ano pré-pandêmico de 2019, consolidando o envio de mais de 455 mil estudantes para o exterior, segundo a pesquisa Selo Belta 2023, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta). O órgão visa certificar agências confiáveis do setor com o Selo Belta, por meio de um minucioso processo de análise financeira, técnica e de idoneidade.

“Os estudantes estão ávidos por novas oportunidades e experiências educacionais, principalmente após o período de reclusão devido à Covid-19. O intercâmbio vem como uma oportunidade de unir crescimento profissional, educação de qualidade e experiências enriquecedoras, que apenas quem o realiza sabe que é única” aborda Alexandre Argenta, presidente da Belta.

Ainda segundo a pesquisa, o principal objetivo da viagem internacional é a oportunidade de conhecer países e culturas diferentes, representando 45% das motivações. Em seguida, há o interesse em investir em idiomas (29,2%) e vivenciar uma experiência que combina estudo, trabalho e turismo (10,6%).

O intercâmbio é a oportunidade perfeita para quem quer investir em uma educação diferenciada, afirma Argenta. “Além do aperfeiçoamento na língua estrangeira, contribui para alavancar e diferenciar-se o currículo no mercado de trabalho, influenciando na contratação” explica.

Conforme os dados, 75% dos estudantes têm o desejo de realizar um intercâmbio em breve. Dentre eles, 28,6% planejam vivenciar essa experiência no primeiro semestre de 2024, 21,2% no ano de 2025, e 15,4% têm o objetivo de embarcar no segundo semestre de 2023.

Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta – Associação Brasileiras de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências.  Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o  Brasil, 49 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário