Estados Unidos em segundo lugar nos destinos de intercâmbio favoritos dos brasileiros
Pesquisar sobre o país de destino é um requisito essencial para quem deseja fazer um intercâmbio, a fim de conhecer um pouco mais sobre a cultura, história, clima e outras curiosidades. Os Estados Unidos é um dos países mais procurados por oferecer diversas atratividades, desde a alimentação, vestuário, pontos turísticos e educação de qualidade, onde se encontram também as melhores universidades do mundo.
Segundo o relatório Open Doors, divulgado pelo Departamento de Estado americano e pelo Instituto de Educação Internacional, o número de brasileiros em cursos de graduação e pós nos Estados Unidos subiu 7,6% no ciclo 2022/2023 em comparação ao período anterior, totalizando 16.025.
“Por mais que os estudantes brasileiros acreditem já conhecer muito dos Estados Unidos por consumir a cultura, seja pelas roupas ou pela alimentação, quando realizam um intercâmbio e passam pela experiência percebem a diferença. Por isso, além de entender sobre a cultura do destino, é essencial se preparar para se adaptar às novas rotinas”, explica Alexandre Argenta, Presidente da Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio).
Segundo a Pesquisa Selo Belta 2023, os Estados Unidos são o segundo país mais procurado pelos intercambistas, e a principal faixa etária dos estudantes é de 25 a 29 anos, agora ocupando a primeira posição e ultrapassando os jovens de 18 a 24 anos. Isso corrobora com o crescimento da procura por programas de ensino superior (Higher Education), que englobam cursos profissionalizantes, graduações e pós-graduações (MBA, Especialização, Mestrado ou Doutorado).
Para auxiliar o intercambista com mais informações sobre os Estados Unidos, Alexandre Argenta, Presidente da Belta, compartilha 6 curiosidades do país:
Planeje o seu intercâmbio com uma agência Selo Belta. Para saber mais, clique aqui!