A Pesquisa de Mercado Selo Belta aponta, ano após ano, um fato difícil de ser contestado: o Canadá é o país mais adorado por quem busca realizar uma temporada de estudos fora do Brasil. Poucas nações no planeta exercem um fascínio tão grande entre os estudantes brasileiros que realizam um intercâmbio, seja qual for o formato do programa. High school? Ensino superior? Cursos de idiomas – inglês e francês? Não importa: o Canadá está de portas abertas para quem quer aprimorar a educação e sonhar com um futuro mais brilhante.
Nome Oficial: Canadá
Capital: Ottawa
Área: 9,98 milhões km2 (terceiro maior território do mundo)
População: 38 milhões
Principais cidades: Toronto, Montreal, Calgary, Ottawa, Vancouver
Mais de 250 grupos étnicos e nacionais diferentes, que ao todo se comunicam em 200 idiomas (isso sem contar mais 60 línguas faladas pelos povos nativos), convivem em harmonia no Canadá, uma terra onde estrangeiros são historicamente bem-vindos e acolhidos. Não é por acaso que tantos povos escolhem o país para chamar de ‘casa’: o Canadá aparece em primeiro lugar no ranking geral de melhores nações do planeta do U.S. News & World Report, alcançando o primeiro lugar – e a nota máxima – na categoria ‘Qualidade de Vida’ em 2021.
Um país rico em história e culturas, onde no século 11 foi estabelecido o primeiro assentamento europeu no continente americano por povos vikings, o Canadá já foi centro de conflitos entre grandes nações. Em 1534, exploradores franceses chegam ao território. Por sua vez, a ilha de Newfoundland, em 1583, tornou-se a primeira colônia ultramarina do Reino Unido. Os desenvolvimentos históricos deixaram raízes importantes: não é por acaso que o francês é a língua oficial da província de Quebec, chamada anteriormente de… Nova França. Por outro lado, a chefe de Estado do Canadá até os dias de hoje é a Rainha Elizabeth II.
A educação é um dos principais braços do projeto canadense de construção de uma sociedade com altos níveis de desenvolvimento. Para ficar em um exemplo, o ensino superior do país conta com uma oferta de mais de 8 mil cursos de Colleges (faculdades técnicas) e 16 mil programas universitários distribuídos entre suas 10 províncias e 3 territórios, que têm total autonomia para gerir da forma mais adequada o ensino local. Pelos números, fica fácil entender o porquê de o Canadá investir mais em educação em relação ao PIB do que a média dos países da OECD, organização que reúne os países mais desenvolvidos do globo.
O Canadá é uma terra de infinitas possibilidades para estudantes. E seja lá qual for o seu destino de estudos no país, saiba que o intercâmbio será um investimento em seu futuro!
10 benefícios de
estudar um idioma no Canadá
• Programas customizados que oferecem caminhos para o ensino superior
• Aulas flexíveis com várias datas de início e níveis
• Aulas que unem alunos de todo o mundo
• Instrutores especificamente qualificados para ensinar estudantes
internacionais
• Atividades culturais, sociais e esportivas integradas que enriquecem a
experiência
• Introdução à cultura e vida canadense
• Fundação para estudos, trabalho ou viagens no Canadá
• Opção de morar em casa de família ou em residência
• A proficiência no idioma é o requisito mais importante para admissão em uma
universidade ou faculdade canadense
• Apoio e orientação adicionais fornecidos pelas escolas durante todo o
processo de aprendizagem
Poutine: o prato original do Quebec é feito com batatas fritas, coalhada de queijo francês e molho de carne.
Com quase 790 mil habitantes, New Brunswick é a maior das três províncias marítimas do Canadá. Como tal, conta com belas praias de areia no verão, folhagens espetaculares de outono, flores silvestres na primavera e neve pura e branca no inverno.