No Brasil, 32% da população adotam hábitos ambientalmente sustentáveis
Com o aquecimento global, o termo sustentabilidade vem ganhando notoriedade nas mídias, empresas e estudos nos últimos anos. Visando o equilíbrio entre a utilização dos recursos naturais pela sociedade com a preservação do meio ambiente, a sustentabilidade é baseada em três pilares: ecológico, social e econômico (ESG, sigla em inglês).
Não apenas em governos e empresas, a sustentabilidade deve estar presente no cotidiano dos cidadãos. No Brasil, 32% da população adotam hábitos ambientalmente sustentáveis, sendo que 7% adotariam esse hábito sempre, segundo a pesquisa Retratos da Sociedade: Hábitos Sustentáveis e Consumo Consciente. Muito além de separar o lixo orgânico do reciclável, a prática pode ser adotada de diferentes formas, desde consumir um produto não testado em animais a montar um plano de intercâmbio, por exemplo.
“Optar por países que valorizam e promovem ações sustentáveis é uma ótima forma de diminuir sua pegada ecológica no mundo. O estudante tem a oportunidade de vivenciar de perto uma cultura comprometida com a preservação do meio ambiente e o bem-estar das gerações futuras, além de ter uma melhor qualidade de vida durante a experiência” aborda Alexandre Argenta, presidente da Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio).
Dados da pesquisa Selo Belta 2023 aponta que o principal objetivo dos estudantes brasileiros na hora de realizar o intercâmbio é “poder realizar o sonho de conhecer países e culturas diferentes”, mencionado por 45,1% dos entrevistados. Mediante isso, o presidente da Belta, Alexandre Argenta, separou 4 destinos para realizar o sonho da experiência internacional em países que promovem ações sustentáveis.
A busca por destinos mais sustentáveis para realizar um intercâmbio reflete o crescente interesse global em adotar práticas ambientalmente responsáveis, comenta Argenta. “Ao optar por estudar em locais comprometidos com ações sustentáveis, os intercambistas têm a oportunidade de vivenciar de perto culturas que valorizam a preservação do meio ambiente e contribuem para a construção de um futuro mais consciente” finaliza.
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Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta – Associação Brasileiras de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 49 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!