Motor econômico da Europa; porto de estabilidade política do continente: a Alemanha é um país que carrega muitos predicados sociais reconhecidos em todo o mundo. Dessa forma, é fácil saber porque a nação é um destino tão procurado por estudantes internacionais que buscam o que há de melhor em termos acadêmicos e rápida inserção no mercado de trabalho global.
Nome Oficial: República Federal da Alemanha
Capital: Berlim
Área: 357 mil km2 (equivalente ao Mato Grosso do Sul)
População: 83,1 milhões
Principais cidades: Berlim, Hamburgo, Munique, Colônia, Frankfurt
A excelência do ensino alemão é histórica – que o digam os mais de 80 vencedores do prêmio Nobel que saíram do país, incluindo os laureados de 2021 nas categorias de Química e de Física. Mas, para além de premiações, figuras do país influenciaram o planeta em todas as áreas, indo de Kant e Nietzsche na filosofia a Marx e Engels na política, passando por Beethoven e Strauss na música e Goethe e Schiller na literatura, além da lendária escola Bauhaus nas artes.
O presente, claro, ecoa toda a reputação que há séculos molda a educação na Alemanha. Com exceção de Estados Unidos e Reino Unido, a nação germânica conta com a maior quantidade de universidades no top 200 do ranking global da Times Higher Education. Fundada em 1472, a LMU Munich, com seus mais de 52 mil alunos em 18 faculdades, aparece na 32ª posição.
Embora os centros de estudo da nação ofereçam cada vez mais cursos em inglês para quem vem de fora – um fator que colabora para que o país seja o destino mais popular fora do eixo anglófono para universitários – saber o idioma alemão é fundamental para abrir o leque de opções entre os mais de 20 mil programas oferecidos pelas universidades da Alemanha. Já pensou em aprender o idioma direto no país? De escolas particulares aos Instituto Goethe, passando por institutos dentro das próprias universidades, opções não faltam!
Sauerkraut: O famoso chucrute é feito com repolho fermentado em conserva, sendo uma das comidas típicas da Alemanha.
Patrimônio da humanidade, a milenar cidade de Baden-Baden é, assim como a britânica Bath e a francesa Vichy, parte da lista da Unesco de “grandes cidades do tipo Spa da Europa”.