Segundo dados do Ministério da Educação, em 2020, o Brasil recebeu mais de 17 mil estudantes internacionais somente para o ensino superior
Nesta terça-feira (13) ocorreu o tão aguardado primeiro encontro pós-pandemia para promoção do Brasil como destino de intercâmbio. Organizado pela Study in Brazil by Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio) e patrocinado pela Air Canada, o evento sinalizou um importante marco na retomada do setor no país. Com a presença de representantes de instituições de ensino, agências de intercâmbio e órgãos de educação dos principais destinos de estudantes brasileiros interessados em incentivar a vinda de estudantes desses países para o Brasil, o evento destacou as oportunidades educacionais e culturais oferecidas para alunos estrangeiros. Além da necessidade de fortalecer a imagem do país como um destino de alta qualidade para estudantes internacionais e discutir diretrizes do setor de educação internacional.
“O Brasil envia muitas pessoas para estudar, mas recebemos muito pouco. Esse encontro foi vital para entendermos quais pontos precisamos focar para mostrar ao mundo a potência brasileira, não somente no ensino, mas na área cultural, esportiva e ambiental. O nosso maior ativo é a diversidade. A união entre todas as instituições participantes é essencial para revermos as políticas públicas, de modo a fomentar os acordos internacionais de intercâmbio e promoção da língua portuguesa” explica Antonio Bacelar, Diretor de Operações da Belta e palestrante do evento.
Segundo dados do Ministério da Educação, em 2020, o Brasil recebeu mais de 17 mil estudantes internacionais somente para o ensino superior. Esses números demonstram o potencial do país em atrair estrangeiros em busca de uma experiência acadêmica enriquecedora. O evento coloca o Brasil como um destino promissor para aqueles que desejam ampliar seus horizontes acadêmicos, profissionais e pessoais.
Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta – Associação Brasileiras de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 49 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!