O Fórum Econômico Mundial cravou em 2019 que a Alemanha é o melhor país do mundo para turistas, empatada ao lado de Espanha, Japão e França. Este é apenas um dos – muitos – detalhes para considerar na hora de escolher o país como destino de intercâmbio.
A Alemanha, claro, é o principal destino para quem deseja aprender a falar o alemão, uma das línguas dos negócios na Europa. O país é a maior economia no continente e é sede de multinacionais que estão espalhadas por todo o planeta. Ter o conhecimento do idioma ajuda bastante na hora de buscar um emprego com ramificações globais.
Para além da língua, a Alemanha é um dos grandes polos universitários do mundo. Quase 375 mil estudantes estrangeiros estiveram matriculados em universidades alemãs em 2018, um aumento de 4,4% em relação ao ano anterior. Faz sentido: das 100 melhores universidades do mundo, 8 estão lá, segundo o ranking Times Higher Education 2020.
As duas melhores colocadas, a LMU Munich (32ª posição) e a Universidade Técnica de Munique (43ª), estão sediadas na capital da Baviera, lugar que traduz bem a experiência de viver na Alemanha. Trata-se da 4ª melhor cidade do mundo para universitários, segundo o QS World University Rankings 2020, e também a 3ª melhor para estrangeiros, aponta o Ranking 2019 de Qualidade de Vida da Mercer. Dá para ser melhor para um intercâmbio?
CIÊNCIAS HUMANAS
A Alemanha é o berço de pensadores como Goethe, Marx, Lutero, Kant, Nietzsche e Kant
NÃO DEIXE DE…
Programe-se para estar na Alemanha em outubro e dê uma passada na Feira do Livro de Frankfurt, inaugurada no século 15 e hoje o maior evento do tipo no mundo
PARA VISITAR NO PAÍS
– Catedral de Colônia
– Centro histórico de Bamberg
– Castelo de Neuschwanstein
– Floresta Negra
É piada recorrente entre os visitantes da Alemanha: nada de andar de carro importado, só com os nacionais – uma lista que inclui Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche…
O motor a diesel, o airbag, a chuteira de futebol e até mesmo o coelhinho da Páscoa são algumas das muitas invenções com origem na Alemanha